quinta-feira, 18 de junho de 2015

Forest Round by World Archery

No Brasil, face a alguns arqueiros paulistas que criaram a Field Brasil, a prova de Animal Round da International Field Archery Association (IFAA) tornou-se muito famosa. No entanto, você sabia que a World Archery tem uma prova conhecida como Forest Round? Bom, aqui vou escrever algumas linhas sobre ela. Muito obrigado pela leitura! Chin






Forest Round é uma prova regulamentada pela World Archery, entidade internacional que regula o arco e flecha nas Olimpíadas. Consiste em percorrer um circuito de campo com alvos em formato de silhuetas animais impressas contendo dois círculos concêntricos e um terceiro perimetral ao redor da silhueta. Dispostos em aclives, declives, perto de rios, lagos ou tanques e muitas vezes com disparos de flechas em bosques, entre as árvores.
                É realizada através de grupos de arqueiros de ambos os sexos e com divisões de arcos recurvos olímpicos, compostos, barebows, tradicionais instintivos e longbows, nomeados como “patrulhas”, que atiram até três flechas seqüencialmente entre 12 a 24 alvos (desde que múltiplo de 4) com distâncias que podem ou não serem determinadas previamente.
Classes: para a WA (World Archery), são reconhecidas as classes masculina e feminina.
Divisões: recurvos olímpicos, compostos, barebow, longbow e instintivo. As especificações de cada divisão é prevista em regulamento da WA. 
Alvos: são divididos em quatro tipos conforme variação de tamanho, onde devem conter dois círculos concêntricos, um maior e outro menor com mesmo centro e um terceiro traço perimetral na figura impressa da silhueta. 
                Abaixo a tabela com o tamanho e distância dos alvos:


GRUPOS
DIÂMETROS

DISTÂNCIAS PARA BAREBOW, LONGBOW E INSTINTIVO
DISTÂNCIAS PARA RECURVOS OLÍMPICOS E COMPOSTOS
1
7,5 / 5
5 – 10
5 – 15
2
15 / 10
5 – 20
5 – 25
3
22,5 / 15
5 – 30
5 – 35
4
30 / 20
5 – 45
5 – 55

É recomendado que sempre que possível as estacas com as distâncias sejam combinadas e que as distâncias para alvos do mesmo tamanho sejam variadas entre longas, médias e curtas.
A pontuação segue na seguinte disposição, pois são permitidas apenas três tentativas e é validada assim que a flecha acerta o alvo, descontada todas as subseqüentes que eventualmente foram disparadas. Caso não haja acerto nas três tentativas, registra-se “miss”.



1ª. Flecha
2ª. Flecha
3ª. Flecha
Anel central
15
10
5
Anel periférico
12
7
2

Todas as flechas devem ser identificadas, numeradas e a sequência de disparos deve ser em ordem ascendente para posterior identificação no alvo.
Existe a alternativa para os organizadores montar a regra da prova com apenas um disparo por alvo, com marcação de pontos igual ao circuito 3D, ou seja, 15, 12 e 7 pontos.
Estas são as regras básicas, a WA ainda prevê a montagem do campo, conseqüências de quebra de regras, apelações, etc, mas vou deixar o assunto para outro artigo. 

2 comentários:

  1. Prezado Helder Chin , aqui é Cesar Moreira , da AATA , e gostaríamos de realizar uma prova Field , até o final do ano , e gostaria de saber de mais informações , você pode ajudar? Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Estou a disposição! Mande o que precisa para o email: archery.chin@gmail.com Obrigado pela confiança!

      Excluir