segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Características dos arcos da atualidade

Chega o momento de querer comprar o arco, depois de você já ter lido o meu artigo anterior: o que saber antes de comprar o arco, e surgem diversos modelos e opções, então quais as características principais de cada um e onde é possível usá-los??


Recurvo Olímpico

É o arco usado nas olimpíadas. Ele é chamado de recurvo face ao formato recurvado em "S" das lâminas. 
A maioria dos modelos são feitos de carbono e alumínio. No arco são acoplados diversos acessórios, como mira, estabilizadores, parafusos para ajuste fino do disparo, etc ... Estes arcos possuem alta precisão e dependem muito da habilidade do arqueiro. Habilidade esta que desenvolve a musculatura e exercita a concentração.

Onde posso usá-los?
Olimpíadas
Campeonatos Mundiais da World Archery e International Field Archery Association
Federações estaduais de arco e flecha ligadas a CBTARCO
Field Brasil e seus pólos filiados
Torneios recreativos
Torneios indoor
Ainda pode ser desacoplado dos acessórios e transformar-se num Barebow


Composto

Tem como característica principal o sistema de polias (cams) que vai reduzir no final a força empregada para armar o arco (let-off).
A maioria dos arcos são de alumínio ou carbono.
Também é um arco de alta precisão, pois nele é possível acoplar sistemas de mira com lentes, nível e também tem como característica o "travamento" (wall) do arco no final da puxada fazendo que o disparo seja praticamente com a mesma potência em todos os tiros.
Com todas estas características, ele tem um grau menor de dificuldade para acertar os alvos, embora também necessite de bastante concentração e desenvolvimento muscular.

Onde posso usá-los?
Campeonatos Mundiais da World Archery e International Field Archery Association
Federações estaduais de arco e flecha ligadas a CBTARCO
Field Brasil e seus pólos filiados
Torneios recreativos
Torneios indoor


Barebow

É o arco olímpico "nú", desprovido de acessórios, apenas o arco e a corda. Normalmente feito de alumínio, carbono ou madeira. É muito utilizado por iniciantes ou por aqueles que querem desenvolver habilidades mais instintivas sem perder a precisão do equipamento.

Onde posso usá-los?
Campeonatos da International Field Archery Association
Algumas federações estaduais de arco e flecha ligadas a CBTARCO
Field Brasil e seus pólos filiados
Torneios recreativos
Torneios indoor


Tradicional Recurvo

São arcos no mesmo formato dos recurvos olímpicos feitos em madeira e fibra de vidro de excelente qualidade.
Tem característica histórica, foram os precursores dos arcos olímpicos modernos e são muito utilizados para recreação e por quem gosta de tiro instintivo. O arco é desprovido de miras, estabilizadores e sequer tem previsão de encaixe para acessórios.

Onde posso usá-los?
Campeonatos Mundiais da International Field Archery Association
Algumas federações estaduais de arco e flecha ligadas a CBTARCO
Field Brasil e seus pólos filiados
Torneios recreativos
Torneios indoor

Longbow

Busca recriar o auge do momento histórico do arco e flecha ocidental da idade média. Existem duas classificações: a da corrente mais histórica, que considera como longbow apenas arcos feitos num só tipo de madeira na qual o arqueiro tem que apoiar a flecha na mão do arco para disparo e a segunda corrente, mais moderna e competitiva que sugere que um longbow tenha apenas o formato das lâminas histórico, mas que pode ser feito com lâminas de madeira, fibra de vidro, desmontável (take-down) e ainda possuir um local para apoiar a flecha (a janela do arco) com algumas restrições de tamanho.

Onde posso usá-los?
Campeonatos mundiais de Field da World Archery
Campeonatos Mundiais da International Field Archery Association
Algumas federações estaduais de arco e flecha ligadas a CBTARCO
Field Brasil e seus pólos filiados
Torneios recreativos
Torneios indoor


Arcos históricos

São aqueles feitos com os mesmos materiais há quase 100 anos atrás que não possuem derivados de carbono processado pelo homem, como lâminas de fibra de vidro ou carbono na composição da estrutura do arco. Longbows ingleses, arcos chineses, mongóis, coreanos, húngaros são bons exemplos deste estilo de arco. Muitos são feitos com tendões de animais, cola a base de peixe, etc...

Onde posso usá-los?
Campeonatos Mundiais da International Field Archery Association
Torneios culturais nacionais na Ásia e Europa 
Algumas federações estaduais de arco e flecha ligadas a CBTARCO
Field Brasil e seus pólos filiados
Torneios recreativos
Torneios indoor

Quer saber mais? Entre em contato:

Helder Chin
Arqueiro
Técnico nível 3 USA Archery
Instrutor nivel 2 International Field Archery Association
___________________________________________

International Field Archery Association: http://www.ifaa-archery.org/


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os 3 pilares do esporte arco e flecha


Aprender a atirar com arco e flecha é muito fácil, em uma aula de 45 minutos com instrutor capacitado já é possível acertar alvos a 10 metros de distância.
No entanto, como esporte, o arquerismo é mais do que corrigir posturas para tiro, é aprender sobre o equipamento e conhecimentos sobre segurança e regulamentos.

Postura de tiro:

Existem várias escolas de tiro com arco que adotam estilos diferentes. Fazendo um paralelo, são como escolas de artes marciais, onde mostram diferentes formas de dar um soco, mas o resultado de um soco é sempre o mesmo.
As modernas escolas de tiro com arco voltadas para o alto rendimento, ou seja, foco em olimpíadas e campeonatos mundiais e continentais, atuam seguindo os ensinamentos do mestre coreano Kissik Lee. Ele foi coordenador da maior pesquisa de aplicação de treinamento com arco e flecha que existe até hoje. Aliando técnicas biomecânicas com conceitos psicológicos ocidentais e orientais e com metodologia de ensino adaptada para que pessoas das mais diversas idades e inclusive portadores de deficiência, o mestre coreano fez um marco na história do treinamento onde os resultados podem ser observados em seleções campeãs como as dos Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Itália e outras seleções de destaque no cenário das competições.
Este sistema de treinamento também pode ser feito por quem quer apenas se divertir e ter o arco e flecha como hobby, pois o prazer da prática é acertar o alvo!

Equipamentos

É possível "pregar um prego" com um alicate pesado, mas consegue-se mais eficiência com um martelo.
Assim é a idéia para os equipamentos. Eles devem servir como instrumentos de precisão para a prática como também devem possuir a segurança suficiente para a sua utilização.
Unidades de medida em metros, jardas, polegadas, kilos, libras, pés por segundo, km/h, ... Nomenclaturas em português, inglês das partes que compõem os arcos, flechas, acessórios e testes de equipamento são muito comuns e para participar da "tribo arco e flecha" é necessário saber estes nomes diferentes para poder escolher o equipamento mais adequado para o "ramo" do arco e flecha que você queira seguir, seja o composto, tradicional, barebow ou olímpico.

Conhecimentos Gerais 

Não adianta ter habilidade para atirar e conhecer seu equipamento se o indivíduo não conhece a cultura, as regras de etiqueta, as regras do torneio.
Como instrutor e participante de torneios, já vi várias pessoas que tem disponibilidade para compra do arco e prática individual que tomam bebidas alcoólicas durante o treino, falam alto na linha de tiro, conversam em frente ao anteparo dos alvos atrasando a sessão de tiro, discutem regras sem conhecimento porque perdem pontos ao atirar em alvos errados ou por colocar em risco a segurança dos demais atletas. Também demonstram eventual conhecimento para tentar ensinar uma técnica ou pior, vender equipamentos ou serviços para melhorar a performance de quem está começando sem necessidade de que isto ocorra ou inscreve-se em torneios em categorias bem diferentes do seu treinamento e com baixíssimo (ou nenhum) número de concorrentes para ganhar medalhas e títulos.
Esta não é a postura esperada para um arqueiro e felizmente quem adota esta conduta não fica muito tempo participando das atividades de treinamento e dos torneios.
Praticar o arco e flecha, é subir uma escada que agrega conhecimentos gerais na nossa vida. É saber sobre História: como por exemplo a batalha de Azincourt; Matemática: calcular a distância de jardas para metros, triangular alvos...; Física: calcular parábola e coeficiente balístico; Habilidade Manuais: para montar e desmontar o arco e flechas; e uma grande variedade de  elementos psicológicos para concentração, foco, objetividade que são ensinados respeitando a idade e capacidade de cada arqueiro.
É também ter contato com outras outras culturas, línguas e pessoas que buscam serem melhores a cada dia e também estar em contato com a natureza.

Estes três pilares são os formadores do arco e flecha como esporte, inclusive preconizados nos manuais de treinamento internacionais.

Bons treinos e não esqueçam de procurar instrutores capacitados para a prática!

Um abraço!
Chin



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Certificado de instrutor IFAA

Com muito orgulho, recebi das mãos do Sr. Loet Smit, presidente da IFAA este certificado!!! 
Obrigado aos meus alunos e amigos e contribuíram para que este sonho fosse realizado!!!



E ainda tenho este aqui, certificando-me como técnico nível 3 pela NFAA dos Estados Unidos!



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Entrevista sobre arco e flecha

Na semana passada eu respondi uma entrevista para minha amiga Luiza Broch, arquiteta, professora da Faculdade Assis Gurgacz (Cascavel/PR) no intuito de colaborar em seu trabalho de conclusão do curso de especialização dela. O trabalho trata da construção de um centro de treinamento de arco e flecha. 
Achei as perguntas superinteressantes e com a permissão dela, resolvi postar aqui no blog:
___________________________________________

Você coordena o Centro de Treinamento Yellow Ball, por favor, fale sobre o lugar.
Quantas pistas de tiro possui (indoor e out door);
A Yellow Ball Arco e Flecha é o maior centro de treinamento de arco e flecha do país. Fica na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba.
Que posso falar sobre este paraíso a 17 km do centro de Curitiba? Bem, vamos começar pela estrutura: 

Pista Indoor: 1.000 m2 com 22 raias, cantina e vestiários
Pista Outdoor: 8.000 m2 = 80x50
Pista Olímpíca: 15.000 m2 = 100x50
Pista de Field: 150.000 com bosques, campos e tanques com peixes
Tanques para Bowfishing: 06 tanques para pesca com arco contendo carpas, tilápias e pacus
Salão com churrasqueira para atender 100 pessoas
Arcos compostos e recurvos disponíveis para locação e treinamento.

Ou seja, temos todas as opções de atividades com arco possíveis, além de uma paisagem incrível. Com 25 minutos de carro do centro de Curitiba qualquer pessoa pode estar no meio da natureza e atirar com arco e flecha. São araucárias, arvores frutíferas, ...














Tipos de campeonatos organizados;
Organizamos campeonatos indoor e outdoor com regras da World Archery e da International Archery Field Association, de modo com que nossos alunos e clientes possam ter todas as experiências possíveis que o arco e flecha pode oferecer. 
Aulas;

As aulas são formatadas dentro de um programa básico, intermediário e avançado, da seguinte maneira:

Básico:
Tem o objetivo de mostrar o que é o arco e flecha.
3 meses de duração com uma aula por semana e com treino de uma hora e meia em outro dia da semana.
Todo o equipamento é fornecido pela Yellow Ball ao aluno iniciante.
Neste período ele vai aprender os fundamentos de tiro com arco e aliar com aspectos de concentração, foco e objetivo, elementos essencias para qualquer atividade no nosso cotidiano.
Também aprende a escolher seu próprio arco, seja ele composto, tradicional ou olímpico.

Intermediário:
Tem o objetivo de mostrar as provas existentes, a cultura do arco e flecha e desenvolver a performance.
9 meses de duração com uma aula por semana e com treino de uma hora e meia em outro dia da semana.
O arqueiro já deve possuir seu próprio equipamento ou alugar os nossos arcos escola.
Aqui o arqueiro começa a ingressar em provas regionais, estaduais e nacionais.

Avançado:
Tem o objetivo de desenvolver a performance e estudar estratégias em conjunto para participação de provas de nível internacional, com busca de recordes.

Independente do programa que o aluno esteja inserido, são feitas análises com vídeos, fotos e sistemas de modernos de rendimento esportivo, mesmo que o aluno esteja procurando o arco e flecha como recreação, pois entendemos que a satisfação no arco e flecha está em acertar o alvo.


Demais eventos.

Sediamos eventos de cutelaria onde recebemos os mais renomados cuteleiros do estado do Paraná, com prêmios nacionais e internacionais. 
A partir de 2014 vamos também ter provas de carabinas de pressão.
Temos uma confraria do Tênis, onde tenistas se encontram nas quartas-feiras para jogar e aproveitam para organizar um jantar entre amigos.
contamos também com artistas marcias que praticam com espadas japonesas e medievais européias.
Fale sobre os tipos de campeonatos de arco e flecha existentes e como são divididas as categorias dos arqueiros.
Existem centenas de tipos de campeonatos de arco e flecha, cada região monta a prova da forma que melhor lhe convém, seja por questões logísticas ou culturais. De forma com que regras, formato dos alvos tornam estas possibilidades infinitas. Um exemplo é a inserção do arquerismo nas olimpíadas, no ano de 1900 ele entra no cenário olímpico e alguns anos depois (1908) pára e retorna somente em 1972. Este lapso temporal é atribuído a uniformização das regras pelo mundo.

Entretanto, atualmente existe a World Archery Federation, que regula o arco e flecha como esporte olímpico e para-desporto. No Brasil ela é representada pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Assim o campeonato indoor é feito a 18 metros onde o alvo com pontuação máxima pode chegar a 2cm de diâmetro. As provas outdoor são em distâncias que variam de 30 a 90 metros e suas etapas são em diversos países do mundo com cenários deslumbrantes, por exemplo, neste ano a final foi em Paris com a Torre Eiffel de plano de fundo para os arqueiros.
Existe também o Clout Archery, onde o alvo fica no chão, como se fosse um "campo de pouso" para as flechas  que os arqueiros atiram para as nuvens e que devem cair o mais próximo do centro.

A International Field Archery Association uniformizou outros campeonatos, entidade representada no Brasil pela Field Brasil. Eles desenvolvem campeonatos com alvos planos e tridimensionais, com formatos de animais. Possuem campeonatos indoor e os outdoors são feitos em bosques, matas onde um grupo de arqueiros caminha de alvo em alvo para estabelcer suas pontuações.

Na China e na Coréia, existem torneios de arco e flecha culturais. Nestes países, como forma de resgatar a tradição e desenvolver o aspecto turístico montam campeonatos procurando resgatar a cultura como a fabricação do arco, organização social, etc... e convidam grupos de arqueiros de outros países para participar, algumas vezes até financiando a ida deles para lá. As regras são das mais diversas, com alvos diferentes, em formatos poligonais e com ênfase na utilização de arcos feitos "à moda" antiga.

No Japão, existe o Kyudo e o Kyujutsu. O primeiro é feito com o objetivo de desenvolver o potencial zen do praticante, onde a cada tiro faz parte de uma meditação, com flechas que giram tanto para direita como para esquerda, de modo simbolizar o equilíbrio do Yin e do Yang. O Kyujustsu trata mais das técnicas de disparo e precisão. Antes que eu me esqueça, existem os Yabusame, cavaleiros arqueiros japoneses. A forma com que eles se vestem, os arcos, cavalos e demais equipamentos são muito bonitos.

Quais os tipos de arcos, suas diferenças, para que servem cada arco? Existe um arco melhor para iniciantes?

Assim como os campeonatos, os arcos diferem desde a sua composição, formato, quantidade de equipamentos e flechas.

Basicamente os arcos podem ser divididos em:

- Arcos recurvos olímpicos: Aqueles utilizados para o esporte de alto rendimento, suas lâminas tem um formato de um "S", imprimindo mais velocidade nas flechas. Nele são acoplados estabilizadores, miras e mais uma quantidade de equipamentos de forma a dar mais precisão no equipamento. Para se ter uma idéia, com estes arcos é possível acertar um prato de jantar, repetidas vezes, a 90 metros de distância (é quase o tamanho de uma quadra).

- Arcos compostos: Possuem roldanas (polias) nas lâminas, de modo a aumentar a potência e também estabilizar a forma de mirar do arqueiro. Também são utilizados vários sistemas para melhoras a pontaria, como níveis, fibras óticas, lentes com ajustes micrométricos, ...

- Arcos tradicionais: Buscam remontar a história. Alguns são feitos com os mesmos materiais do passado e outros como réplicas. Aqui encontram-se os arcos longbows, húngaros, coreanos, japoneses, chineses, dos índios americanos, enfim, históricos.

- Os arcos recurvos olímpicos e Compostos também podem ser "desacoplados" de miras, estabilizadores, etc... assim eles ficam classificados como "barebows" ou numa tradução para melhor entendimento: arcos nus, ou seja, somente o arco e a corda.

Eu defendo a tese de que o melhor arco para iniciantes é aquele que ele gostar. Recurvo, composto, tradicioanl, não importa. O importante é ele saber usá-lo, por isto que quem começa no esporte deve ter orientação na hora da compra do seu primeiro arco.

Espero ter ajudado com as respostas.

Beijo,
Helder

domingo, 3 de novembro de 2013

Torneio Indoor - Federação Paranaense de Arco e Flecha

Quero agradecer a todos os meus alunos e amigos que participaram do torneio indoor da Federação Paranaense de Arco e Flecha na Yellow Ball, em Piraquara, a 17 km de Curitiba.
Agradecimento especial aos meus alunos que receberam várias medalhas de ouro, prata e bronze!!!
Fiquei muito feliz porque ganhamos medalhas em todas as categorias e divisões que participamos!!!!
PARABÉNS!!!!!!!!!



















Querem ver mais fotos? Acessem:

Um abraço!
Helder

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Postura

A postura no arco e flecha é muito importante, quando lemos os manuais da World Archery vemos nas primeiras linhas que o arco e flecha como esporte é composto de duas coisas, além do arco e da flecha, é claro ;)

Estas duas coisas são:
1) Acertar o alvo;
2) Repetidas vezes.

Para conseguirmos realizar estes dois pontos, é muito importante a POSTURA.

Algumas considerações importantes:
a) O óbvio, não pode gerar lesões no arqueiro,
b) O desconforto nos informa que algo está errado,
c) Cada movimento nos leva ao próximo passo,
d) Aumentar a estabilidade do atleta.

Então vamos lá:
Para começar, o arqueiro deve estar em linha de 90 graus em relação ao alvo.
Os pés paralelos ou em 45 graus, abertos com a mesma distância dos ombros. (cuidar porque nem sempre nossos ombros são TÃO largos quanto a gente acha que são).
Corpo balanceado, sentindo um bom equilíbrio.
Costelas e ombros relaxados e para baixo.



Nos próximos dias eu posto os outros passos!!

Um abraço!

Helder






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como atirar com arco e flecha

Praticar arco e flecha é uma das coisas mais legais que podemos fazer, além de todo o aspecto do esporte, desenvolve a concentração, o foco, a disciplina e a objetividade.


Qualquer pessoa pode praticar, não importa se adulto, criança, deficiente físico. Com equipamento adequado e um competente instrutor, quem estiver disposto a entrar neste mundo vai acertar o alvo com certeza.

Matt Stutzman, atleta paralímpico americano 
atirando nas paraolimpíadas de Londres

Não existe mistério para atirar, como já falei, basta combinar equipamento e aprendizado com instrutor. Em menos de uma hora o aprendiz já vai ter desenvolvido, ou redescoberto, suas habilidades como arqueiro e vai começar a acertar o alvo.

O treinamento moderno voltado para o alto rendimento foi desenvolvido de maneira científica, utilizando bases biomecânicas aliadas com técnicas de psicologia. O técnico Kisik Lee coordenou todo um sistema de treinamento que praticamente hoje é utilizado no mundo inteiro.

Neste sistema, que é o esqueleto do treinamento nacional dos EUA, o processo de tiro é dividido em 12 etapas:


1) Postura
2) Colocar a flecha na corda
3) Segurando a corda
4) Concentração
5) Preparar
6) Puxar a corda
7) Ancoragem
8) Transferir e carregar
9) Apontar
10) Largar
11) Acompanhamento
12) Relaxamento e memória do tiro



Como instrutor utilizo o mesmo sistema, pois a minha formação é americana.

Nas próximas postagens vou detalhar estas 12 etapas.

Um abraço,

Helder
Técnico Nível III - USA Archery
Instrutor Chefe da Yellow Ball - Arco e Flecha

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vídeo de como atirar com arco e flecha



Alguns meses atrás, através do meu amigo Toso, fiquei sabendo o blog da Tocandira.
Entrei em contato e conheci o Gasparello. Conversamos, falamos sobre bushcraft e é claro, arco e flecha.
Assim gravamos este vídeo na Yellow Ball Arco e Flecha, na cidade de Piraquara, a 17 km do centro de Curitiba.
Espero que gostem! Um abraço!
Helder
helderchin@hotmail.com

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O que saber antes de comprar um arco

Quase todos os dias recebo e-mails e mensagens nas redes sociais pedindo informações sobre que tipo de arco comprar, se determinado modelo de arco é bom, se arco composto é mais legal que recurvo, se meninas podem atirar com arcos de 50 libras, etc...
Assim resolvi escrever algumas linhas coletando a maioria das perguntas.
Qualquer arco é MUITO legal, seja ele recurvo olímpico, tradicional, composto, logbow, histórico. Flechas de madeira, carbono, alumínio, todos estes materiais são bons e foram já testados pela história da humanidade.
Então, o que é importante saber antes de comprar um arco?

a) Quanto é o orçamento disponível?
Existem valores de arcos que começam com 350,00 reais importados e com nota fiscal e ainda que podem ser parcelados em 12x até valores que ultrapassam os 5.000,00 reais. Estou falando de arcos industrializados, de empresas renomadas internacionalmente.
No Brasil temos poucas opções de arcos industrializados, mas que para um nível iniciante é um bom custo benefício. Já quando falamos de arcos artesanais, podemos encontrar boas opções no mercado nacional, mas face ao acesso a materiais de qualidade e descrença pelo produto nacional, nossos arqueiros artesãos vivem em eterna luta para o desenvolvimento do produto.

b) Qual arco você acha legal?
Composto? Recurvo? Longbow? Mongol? Como eu disse no começo, todos eles são legais. Escolha um modelo que te atraia, que você ache lindo. Eu defendo a teoria que devemos começar com o tipo de arco que nos sentimos atraído por ele. A maioria dos modelos são capazes de atender todas as características pessoais de cada um. Estas características são as que vou falar abaixo.

c) Para mão direita ou esquerda?
Preferencialmente recomendo utilizar o arco do lado do olho dominante, existem vários testes na internet para isto, como por exemplo este:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/como-determinar-o-olho-dominante.html
No entanto, se não for possível a utilização do lado dominante, pode-se fazer a adaptação para o lado do corpo mais forte para puxar o arco.

d) Força do arco - Draw Weight
Esta é uma consideração importante porque quando buscamos algumas informações em sites internacionais encontramos muitos comentários que para ser um arqueiro de verdade é importante ter um arco recurvo de 50 libras, um composto de 70 libras, porque é o mínimo aceitável para caça.
No Brasil a caça é proibida e voltando aos arcos, ainda estou para ver alguém iniciar com um arco recurvo/longbow de 50 libras que consiga atirar com uma precisão razoável, por exemplo, acertar um alvo de 40 cm de diâmetro a 5 metros com 60 disparos. O oposto também é um problema, não dá para dizer no primeiro dia de aula/orientação para uma pessoa que ela deve utilizar um arco de 25 libras porque é mais fácil de aprender. O aprendizado também abrange o desenvolvimento muscular. Tenho acompanhado campeonatos em que participam arqueiros com arcos de 25 libras e que têm uma "puxada" draw lenght de 26 polegadas e querem acertar um alvo a 50 metros de distância e a flecha não chega na metade do caminho.
Eu tenho um longbow com 30 libras e me divirto com ele, inclusive participei de um mundial indoor em abril de 2013 e alcancei o vice-campeonato.
Em resumo, nem muito forte, nem muito fraco. 30 a 35 libras para iniciar com arcos recurvos/longbows é uma excelente alternativa e para compostos 60# para adultos está de bom tamanho. Só para finalizar, campeões mundiais usam 54, 55 libras em seus arcos compostos.

e) Tamanho do arco:
Quanto maior, mais ele "perdoa" seus erros, por isto que vemos atletas utilizando arcos grandes, sejam compostos ou recurvos. Já nos EUA e em países que a caça é permitida, a venda de arcos menores é muito grande face a portabilidade deles. Aqui o mais importante que vejo é qual a utilização do equipamento e a estética, pois não fica nada bonito você ver um grandalhão de 2,10m de altura atirando com um arco de 32". Outro ponto importante é ver se ele, o arco, cabe dentro do seu carro. :)

f) Tamanho da puxada - Draw lenght
Algumas pessoas tem braços compridos e a puxada do arco pode passar de 29, 30 polegadas e o arco não tem resistência para isto. Tenho visto alguns recurvos pequenos, usados para caça no exterior, que não aguentam uma puxada de 30" e o arco quebra, sim, quebra e faz voar peças para todos os lados na velocidade de uma flecha. Não é muito legal estar por perto quando isto acontece.
Então, se você é daqueles que tem uma puxada grande, veja se o fabricante do arco informa a possibilidade para este tamanho de puxada.
Para compostos, existem módulos de ajustes das polias que são comprados separadamente ou ajustes que podem ser feitos, depende do modelo e fabricante. Consulte sempre as informações do fabricante.
Neste link você consulta sobre o tamanho aproximado de seu draw lenght:
http://www.dewclawarchery.com/Bow_Draw_Length_Calculator-a/192.htm

Por fim, o ideal é sempre consultar um instrutor competente, que tenha experiência no arco que você está querendo comprar, pois de nada adianta você perguntar para um instrutor sobre um arco olímpico se ele só sabe atirar com composto e vice-versa.

Ah!! E em tempos de compras pela internet, verifique a idoneidade do vendedor. Muitas empresas sérias estão no país, mas sempre é bom perguntar. Existe um fórum brasileiro que o pessoal comenta e fala de tudo sobre arco e flecha: http://www.arcobrasil.com/

Se você ainda ficou em dúvida, mande um email para mim: helderchin@hotmail.com.



Um abraço forte!
Chin

domingo, 22 de setembro de 2013

Treino outdoor

Alguns de meus alunos na Yellow Ball experimentaram neste final de semana disparar flechas a 30 metros de distância. Busquei diversificar um pouco o treino, porque como eles são iniciantes (não possuem 2 meses de aula) estavam se preparando para participar do torneio indoor da FEPAF.
Assim, para descontrair um pouco e mostrar que atirar a 30 metros não é um bicho de sete cabeças, resolvi aproveitar o sol e usar a pista de treino outdoor que temos na Yellow Ball.
Confiram as fotos!!